Na década de 1940, um grupo de amigos criou o Buraco, a biriba ou a canastra, no Uruguai, reunindo componentes do baralho, como bridge, rúmicube e conquián, para construir o jogo.
O Buraco se expandiu com muitos outros nomes sendo dados. É um jogo de cartas de duplas ou simples (um jogador de cada lado). Dois baralhos completos de 52 cartas são usados e curingas (jokers) também são usados. As cartas com o número 2 são frequentemente os curingas.
Várias rodadas são feitas, somando os pontos que cada par atinge até atingir 3.000 ou 5.000 pontos. Você só pode bater com uma canastra limpa, todos os jogos e cartas são descontados se o par não tiver uma canastra limpa.
O objetivo do jogo é fazer o máximo de pontos que são os valores agregados das cartas “baixadas” de cada conjunto, e das “canastras” (uma série de sete ou mais cartas do mesmo naipe), com as “boas” canastra (sem curingas) vale 200 pontos, os "ruins", ou “sujas” valem 100 pontos. Jogos que não compunham uma canastra valem apenas o total dos pontos nas cartas.
Várias partidas são jogadas para atingir o valor limite, o que significa que em cada rodada os dois baralhos são embaralhados e em cada rodada as cartas são fornecidas por um indivíduo separado (em ordem, no sentido anti-horário). O jogo sempre começa à direita do jogador que distribui as cartas. O indivíduo pode lidar com as cartas na próxima rodada.
Uma vez que o jogo começa e as cartas são liberadas, o jogo em si deve permitir um sorteio e definir a primeira pessoa a dar as cartas.
O primeiro jogador tem que comprar do monte, então ele vai construir os seus jogos, adicionando-os à mesa se quiser. Você vai pegar uma carta da lateral e jogá-la no lixo (descartar) até terminar. O descarte é uma indicação de que a vez do jogador para o próximo jogo passou.
O próximo jogador irá comprar do lixo ou comprá-lo do monte de cartas. Quando você seleciona uma das cartas do lixo, você pode pagar. Assim, você pode fazer novos jogos, injetar cartas em jogos atuais e pode jogar uma carta no lixo também, passando a vez para o próximo jogador como você desejar.
O jogo continua neste padrão até que um jogador fique sem cartas em sua mão, precisando comprar uma das cartas disponíveis(mortos) quando isso acontecer.
Se um dos jogadores que comprou um morto (ou parceiro) já ficar sem cartas, ele bateu. Assim que um jogador bater no jogo, a contagem de pontos é determinada e os vencedores são declarados.
Você tem que ter pelo menos uma canastra limpa para bater, se o jogador não tiver ele não poderá bater até que possa criá-la. Quando nenhum jogador bateu e as cartas da pilha acabam, o jogo termina e os pontos são contados.
Uma "canastra limpa" é conhecida, em ordem contínua, como um conjunto de sete cartas do mesmo naipe, sem o uso de curinga. A carta 2 pode estar presente (entre o ás e 3), desde que esteja na posição normal.
Quatro formas de canastra podem ser encontradas nas variações do jogo:
Canastra verdadeira: vale 1000 pontos de seis a seis. A canastra suja que usa o curinga 2 pode ficar limpa durante a partida se for do mesmo naipe.
Todas as cartas do jogo devem ser removidas no final, fazendo a somatória dos pontos.
Os jogos de mesa - primeiro, cada jogador ou par irá adicionar todas as canastras atuais e, em seguida, adicionar cada carta separadamente de acordo com a classificação de cada uma.
Pontos da batida- O jogador ou dupla recebe 100 pontos pela batida.
Dedução por não comprar os mortos - se os mortos não foram comprados por um jogador ou dupla, eles devem subtrair 100 pontos da soma. Se um jogador comprou uma carta do morto, mas não teve a chance de usá-lo (porque alguém bateu antes), então ele também deve ser descontado.
Dedução de cartas da mão - após um jogador bater, cada carta deixada no baralho dos jogadores deve ser contada de forma independente e os pontos resultantes devem ser deduzidos da soma.
Todos direitos reservados