Canastra é um jogo de cartas que se acredita ser uma variação do 500 Rum da família dos jogos de rummy. Embora haja muitas variantes para dois, três, cinco ou seis times, quatro o jogam com mais frequência em duas parcerias com dois baralhos regulares. Os jogadores tentam fazer combinações de sete cartas do mesmo valor e "cair" jogando todas as cartas em sua mão. É o único parceiro da família de jogos Rummy a atingir o status de um clássico.

 

Como Jogar Canastra

Seu objetivo é marcar mais pontos e derrotar seu oponente. Ao combinar cartas e ter o máximo de canastras possível, você ganha pontos. Uma canastra é uma combinação do mesmo valor com pelo menos sete cartas. Com 15 cartas na mão, cada jogador começa. Ao sacar uma carta do monte, ambos os jogadores se revezam e descartam uma carta na pilha de descarte (nessa ordem).

Um jogador pode combinar as cartas depois de comprar uma do monte, se desejar. As cartas são combinadas com pelo menos três cartas em colunas; por exemplo: você pode fundir três Reis ou quatro cincos. Sequências como quatro + cinco + seis não podem ser combinadas. Se uma carta for fundida, ela não pode ser colocada de volta na mão (exceto com a opção desfazer combinação).

Quando um jogador combina suas cartas, ele descarta uma carta e termina o jogo. Suas cartas combinadas são testadas nessa fase para ver se estão de acordo com as regras da canastra. Não é necessário descartar uma carta se o jogador puder sair combinando todas as suas cartas.

Um jogador pode pegar toda a pilha de descarte, em vez de tirar uma carta do estoque. Mas isso só é permitido se ele puder combinar a carta do topo diretamente.

O jogo termina quando não há mais cartas nas mãos dos jogadores ou quando não há cartas em estoque. Em seguida, as pontuações são determinadas para ambas as equipes e uma nova mão é distribuída. Um jogador pode terminar uma mão apenas quando tiver pelo menos uma ou duas canastras, dependendo da configuração de escolha correspondente.

Quando um dos jogadores atinge 5.000 pontos, uma partida de canastra termina, ou dependendo do combinado.

 

Embaralhando as Cartas na Canastra

Cada jogador compra uma vez após formar as parcerias. A pessoa que tirar a carta mais alta jogará primeiro e o dealer será o jogador à sua direita.

O dealer embaralha, oferece um corte ao oponente e então distribui 11 cartas em uma rotação no sentido horário para cada jogador, uma por uma. A distribuição se move uma posição no final de cada mão, no sentido horário.

Em seguida, o dealer move uma carta (as cartas restantes) para o lado do estoque para iniciar a pilha de descarte. Se a carta que ele vira for um 3 vermelho ou um curinga (um joker ou um 2), o dealer vira outra carta, colocando-a no topo da pilha de descarte, até atingir um que não seja um 3 vermelho nem um curinga.

 

Combinações na Canastra

A combinação deve ter pelo menos duas cartas naturais de mesmo valor e não mais do que três curingas.

Canastra: Uma combinação de sete cartas iguais. Das cartas, pelo menos quatro devem ser reais. Pelo menos, três cartas devem ser colocadas na mesa para iniciar esta combinação. Uma Canastra pura é sem um curinga e uma Canastra mista é uma com ele. Cartas adicionais podem ser adicionadas a uma Canastra finalizada para marcar seus valores de pontos, mas eles não alteram o valor da Canastra.

Se um curinga for adicionado a uma Canastra pura, ela se torna uma Canastra mista. Uma Canastra secreta é uma canastra que foi construída na mão do jogador sem a ajuda de seu parceiro e jogada até a mesa cheia.

Canastra das canastras. Este recebe um bônus especial e consiste na criação de sete canastras puras ou mistas.

Cinco Canastras: Semelhante a anterior, mas composta por cinco canastras.

 

Cartas de penalização

As cartas de penalização são aquelas em que foram cometida uma irregularidade, e são colocadas na mesa em frente ao jogador que errou. Elas podem ser consideradas parte da mão do jogador como se fossem cartas normais e podem ser usadas para pegar a pilha de descarte ou formar uma combinação. Elas perdem seu status de cartas penalizadas quando usadas para combinação ou adição a combinações já em jogo.

São cartas de penalização:

  • Cartas que um jogador apresenta indevidamente ou que estão mal colocadas na mesa e vistas pelos outros jogadores.
  • Cartas que são mostradas fora da vez.
  • Cartas usadas na primeira saída quando seu valor é baixo, ou aquelas que sobraram depois que a saída original foi alterada.
  • Se um jogador pega a pilha de descarte sem primeiro mostrar as cartas em sua mão que se conectam à carta do topo da pilha, qualquer outro jogador irá solicitar que este jogador mostre as cartas em sua mão, bem como as cartas na pilha para determinar se a penalidade é válida e, se for o caso, as cartas que formaram sua mão serão penalizadas.
  • A carta ou cartas mostradas para terminar o jogo sem fazer uma Canastra ou criação.

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